A Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e Assistência Social (SEMTCAS), através dos Centros de Referência Especializados da Assistência Social (CREAS), realizará a Ação Carnaval com atividades de mobilização e busca ativa nos locais de movimentação carnavalesca de Teresina.

A ação tem como objetivo a prevenção e identificação das situações caracterizadas como violação de direitos humanos e sociais, priorizando o enfrentamento ao trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, preconceito, discriminação e a venda de bebidas alcoólicas para crianças e adolescentes.

Nesse sentido, equipes de profissionais da Proteção Social Especial (PSE) realizarão atividades de abordagem, panfletagem e orientações ao público nos dias 22 de fevereiro, 02, 03 e 04 de março durante os eventos do Corso, desfile de blocos e escolas de samba, conforme programação definida pela Fundação Cultural Monsenhor Chaves (FMCMC).

“O serviço deve buscar a resolução de necessidades imediatas e promover a inserção na rede de serviços socioassistenciais e das demais políticas públicas na perspectiva da garantia de direitos”, esclarece a gerente de Proteção Social Especial, Iracilda Braga.

O CREAS é uma unidade estatal responsável pela oferta de orientação e apoio especializados e continuados a indivíduos e famílias com seus direitos violados. Para isso, envolve um conjunto de profissionais e processos de trabalho que devem ofertar apoio e acompanhamento especializado. O principal objetivo é o resgate da família, potencializando sua capacidade de proteção aos seus membros. A unidade conta com o acompanhamento de psicólogo, pedagogo, assistente social e educador social.